Buscar
  • JulianaToazza

7 dicas para evitar a constipação intestinal

Atualizado: 6 de nov. de 2020

Você certamente já sofreu ou conhece alguém que sofreu com constipação, conhecido popularmente como prisão de ventre. Cerca de 80% das pessoas sofrem de constipação em algum momento de suas vidas. Além de ser um problema gastrointestinal, que precisa ser tratado, ele altera diretamente nosso humor. Considera-se ritmo intestinal normal as evacuações numa frequência de três vezes por semana até três vezes por dia. Então vamos entender o que é constipação e quais ou sintomas:


  • Diminuição da frequência das evacuações (menos de 3x por semana);

  • Fezes endurecidas ou fragmentadas;

  • Esforço evacuatório;

  • Sensação de evacuação incompleta;

  • Sensação de obstrução ou interrupção da evacuação;

  • Manobras manuais para facilitar a evacuação;

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Se você sofre com algum desses sintomas fique calmo. A maioria das prisões de ventre são resolvidas com mudanças de hábitos, mas se mesmo assim elas persistirem procure um médico para melhor diagnóstico. Agora 7 dicas muito valiosas para ajudar o seu intestino regular melhor:


  1. Primeira dica que eu vejo se transformar em um grande resultado é mudar a posição que senta no vaso sanitário. Colocar um banquinho (ou lixeira) embaixo dos pés e inclinar o corpo mais pra frente na hora de evacuar. Parece simples, mas faz toda a diferença!

  2. Não adie a vontade de evacuar. Sugiro que todos os dias depois de uma refeição (mais comum almoço) sente-se no vaso sanitário e fique uns 10 minutos para começar a criar o hábito.

  3. Faça exercícios físicos, estimula o movimento peristáltico do intestino, ajudando na eliminação do bolo fecal.

  4. Ingira gorduras saudáveis (como castanhas, abacate...). Algumas pessoas tem tanto medo de gordura que acabam cortando todas.

  5. Aposte nas fibras, mas não adianta comer muita fibra se não seguir o próximo passo.

  6. Hidratação!!! Sim, grifa essa palavra. A grande maioria não se hidrata de forma adequada e é justamente a falta de hidratação um dos principais fatores para a constipação.

  7. Evite usar laxativos sem orientação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sentir-se bem deveria ser normal, não fique mais com o mal-estar, desconforto, inchaço abdominal e gases que a falta de evacuação pode trazer.

Agende uma consulta para tratamento com individualidade e melhorar a qualidade de vida e os sintomas.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo