Buscar
  • JulianaToazza

Comer com atenção: 3 dicas para aplicar hoje!

Você já deve ter escutado falar de atenção plena, mindfulness e comer intuitivo. E isso vai de encontro a nossa rotina frenética.


Muitos pacientes me relatam que comem correndo e mastigando muito rapidamente (quando mastigam). Alguns possuem 10 minutos para comer e é muito difícil lembrarem das refeições do dia anterior e às vezes nem se lembram o que comemoram na última refeição. Aqui estou falando da alimentação, mas se aplica para todas as atividades do seu dia, até mesmo momentos de confraternização.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O grande problema desse comportamento (além de todo o prejuízo intestinal pela falta de mastigação) é que o cérebro demora para processar que estamos comendo e tendemos a exagerar nas quantidades ingeridas, passando da nossa saciedade. Além de não poder ter o prazer proporcionado pela comida.


Algumas dicas para aproveitarmos o momento presente na hora da alimentação:

  1. Respire fundo. É interessante notar que uma respiração profunda ajuda a diminuir o estresse interno e te colocar no momento presente.

  2. Curta o momento. Sinta o cheiro, a cor, a textura. Mastigue bem o alimento. Concentre-se no ato de comer.

  3. Saboreie sem culpa. Comer com culpa faz comermos mais. Dedique pelo menos 20 minutos à refeição, pois o sinal de satisfação demora para chegar ao cérebro.

Não estou propondo para virarem Zen Budista ou qualquer coisa semelhante. Também não precisam aplicar em todas as refeições, escolham uma refeição para iniciar. Faz uma mesa bem bonita, senta e tenta praticar um pouco. E não se culpe se tiver ansiedade no início ou até mesmo raiva. É normal do processo, o nosso cérebro é bombardeado de informações o tempo inteiro.

Não espere pelo momento perfeito para começar, aproveite esse post e já aplique em alguma refeição do teu dia. Agende sua consulta, em alguns casos ensino os pacientes técnicas de mindfulness degustando um chocolate. E lembre-se viva o momento presente!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo